Mariene de Castro tinha terminado de fazer um show com o Cortejo Afro no último ensaio de verão do bloco fundado por Alberto Pitta, onde ela tocou por sete anos, quando um incômodo que já existia foi tomando seu peito. Naquele dia, a quatro da abertura do Carnaval, Pitta comentara que queria contratá-la para se apresentar, mas faltava verba. Ao longo dos meses anteriores, recebia muitas mensagens com fãs perguntando o porquê de não tocar no Carnaval e pedindo para que ela aceitasse fazer parte da folia baiana - pedidos reforçados por fãs de vários estados diferentes após o show com o Cortejo Afro. Naquela noite, a cantora não dormiu. Nas primeiras horas da manhã seguinte, decidiu fazer um texto respondendo à pergunta que vinha recebendo e também mandando um recado abrindo o jogo sobre o incômodo que não era recente: já tinha duas décadas e meia. O seu samba e a sua música não têm portas abertas no Carnaval e ela não tocava porque não recebeu convites.
O desabafo rapidamente viralizou nas redes sociais, ganhando proporções que a cantora não imaginava. "Não foi a primeira vez que eu me posicionei", justifica ao falar sobre o espanto quando viu mais de 20 mil curtidas e milhares de comentários na postagem que virou manchete na Bahia e no Brasil. Nesta terça-feira (15), Mariene foi anunciada como uma das atrações do Festival da Cidade, em comemoração ao aniversário de Salvador. Ela se apresentará no palco montado no Largo da Mariquita, no Rio Vermelho, no dia 26 de março. O show terá como convidados Aloísio Menezes, Roberto Mendes e Ganhadeiras de Itapuã. Com a certeza de que aquela postagem acabou impulsionando, mas sem se deslumbrar, ela afirma que a Bahia não reconhece seus sambistas e os força a ir embora para outros polos, como o Rio de Janeiro, para sobreviver. "A Bahia enterra vivos os seus sambistas", desabafa em entrevista exclusiva com o CORREIO que você pode conferir nas linhas abaixo.
A IMPRENSA: Mariene, esses últimos dois meses imagino que tenham sido exaustivo pra ti. Imaginava que seu texto iria repercutir tanto?
Mariene de Castro (M.d.C): Jamais imaginaria essa repercussão, até porque já me posicionei outras vezes, sou uma pessoa que trata com muita transparência as coisas que acontecem comigo, a vida, meus pensamentos. Durante a pandemia, comecei a me expor e falar mais de mim. Essa aproximação da internet me trouxe essa abertura para escrever e expor meus escritos. Muita coisa eu escrevia e não postava. Nesse dia, fui cantar no Cortejo Afro, no Pelourinho. Foi uma segunda-feira, eu e o Cortejo fazendo 25 anos, eu vendo a luta de Alberto Pitta trazendo aqueles meninos de Pirajá durante 25 anos, sem patrocínio. Ele já tinha o desejo de me chamar de volta para o Cortejo, onde toquei por 7 anos. Aquilo tudo mexeu demais comigo, veio um filme na cabeça, me vi 25 anos depois, no Pelourinho, cantando no lugar que cantei pela primeira vez quando a carreira começou, meu convite para turnê na França, onde foi super reconhecida, a imprensa falando super bem de meu trabalho com repertório de compositores baianos. Veio um misto de lembranças.
Fiquei hospedada em frente à Igreja de São Francisco e lembrei de cantar ali na gravidez de João Francisco, meu primeiro filho, que ganhou esse segundo nome por conta desse dia. Eu fiquei muito emocionada, mexida. Veio tudo isso, sabe? Quando terminei o ensaio do Cortejo, tinha fã de tudo quanto era lugar do Brasil, eu recebi essas pessoas, muitas não via há muitos anos por conta de todo o período da pandemia, as pessoas me perguntavam o porquê de eu não cantar em Salvador, me pedindo para aceitar cantar em Salvador. Na internet, vinha recebendo mensagens nesse teor, as pessoas questionando o porquê de eu não cantar. Tudo isso me fez sentar para escrever, explicar para as pessoas, inicialmente, que eu não iria cantar no Carnaval de Salvador por uma falta de convite e só isso. Aí vieram outros sentimentos, de uma artista com 25 anos de carreira com esse tratamento em sua terra. Todo o mundo sabe, vê, entende.
Rádio Tudo Bahia FM & Rádio MixBahia FM 89,9
SEJA VOCÊ TAMBÉM NOSSO PARCEIRO ...
Não deixe que seu evento se transforme em mais uma "Reunião" ou "Festinha."
Faça de seu evento um show inesquecível com os nossos artistas.
Tudo Bahia Entretenimento: Publicidade, Produções & Eventos
Contatos para shows telefone/Whatsapp (71)99924-6382 ou (71)98438-6822
tudobahiaproducoes@gmail.com
tudobahiaproducoes@radiotudofmbahia.com
PERDEU ALGUM MOMENTO DO PROGRAMA PAPO RETO OU QUER OUVIR ,ASSISTIR DE NOVO ,ENTÃO ACESSE NOSSO CANAL NO YOUTUBE /Rádio Tudo Bahia FM
A Preferida da Região!!!
fonte:correio24h#radiotudobahiafm