Hoje (09), o Brasil ficou mais triste. Morre, aos 75 anos, a cantora icônica, Rita Lee – uma das lendas do cenário musical brasileiro. Pois é, Rita Lee esteve a frente de seu tempo muito antes dele chegar. Capricorniana, nascida em 31 de Dezembro, Rita quebrou regras e fez de seu mundo particular algo admirado por muitos, mas estranho para outros. Assim, ela provou que sim, fazia tudo que queria fazer.
Ascendente em Aquário explica personalidade
A música “Ovelha Negra” ou até mesmo “Agora só falta Você”, ambas de 1975, definem e criam uma ressonância com pessoas que se sentem diferentes em seu universo. De fato, Rita Lee se expressava como uma boa representante de uma personalidade aquariana: excêntrica, rebelde, original, colorida e questionadora. Fazia o que queria e não pensava muito em consequências. Prova disso são as suas inúmeras fases, de altos e baixos, mas que promovia, através disso, uma arte incomparável com outros artistas de sua geração. Ter o signo de Aquário forte no Mapa Astral não é para todos. Requer muita coragem de escutar seus instintos, fazer, acontecer e levar seu propósito para o mundo. Afinal, o que são suas canções senão questionamentos e afirmações que temos, mas nem sempre a coragem nos acompanha?
Rita Lee “mudou” sua data de nascimento
Mais uma prova de sua originalidade ficou por conta da “mudança” de sua data de nascimento. Rita Lee nasceu em 31 de Dezembro, último dia do ano, e por gostar muito de comemorar o aniversário, mas sempre “impedida” em decorrência das festas de ano novo, ela decidiu “alterar” seu nascimento para 22 de Maio – dia de Santa Rita de Cássia (e início da fase solar do signo de Gêmeos). Não à toa (e desconhecemos se ela sabia), em seu Mapa Astral, Urano, o planeta regente de seu ascendente em Aquário, estava alocado justamente Gêmeos – o que mostra, novamente, uma mentalidade fora dos padrões de sua época.
Amor e….
Contudo, Rita Lee “escolheu” partir em um momento onde o amor, o afeto e o sentimento em relação ao outro estão em alta. Entender as relações humanas e como sermos melhores diante disso sempre foi o ápice de suas canções – Rita nos deixa um legado rico e fértil para as próximas gerações. Com um sol taurino, uma lua em Capricórnio e uma Vênus em Câncer no céu, a eterna mutante nos deixa com uma sensação de que foi tudo muito rápido e breve.. mas, que talvez, a gente tenha aprendido aquela sensação de que, uma vez por todas, já sabemos tirar o que for da cabeça e colocar o que for preciso no lugar.
Rita Lee Jones de Carvalho OMC (São Paulo, 31 de dezembro de 1947 – São Paulo, 8 de maio de 2023) foi uma cantora, compositora, multi-instrumentista, atriz, escritora e ativista brasileira. É conhecida como a "Rainha do rock brasileiro". Rita alcançou a marca de 55 milhões de discos vendidos, sendo a quarta artista mais bem-sucedida neste sentido no Brasil, atrás de Tonico & Tinoco, Roberto Carlos e Nelson Gonçalves. Ela construiu uma carreira que começou com o rock mas que ao longo dos anos flertou com diversos gêneros, como a psicodelia durante a era do tropicalismo, o pop rock, disco, new wave, a MPB, bossa nova e eletrônica, criando um hibridismo pioneiro entre gêneros internacionais e nacionais.
Rita é considerada uma das mulheres mais influentes do Brasil, sendo referência para aqueles que vieram a usar guitarra a partir de meados dos anos 1970. Ex-integrante do grupo Os Mutantes (1966–1972) e do Tutti Frutti (1973–1978), participou de importantes revoluções no mundo da música e da sociedade. Suas canções, em geral regadas com uma ironia ácida ou com uma reivindicação da independência feminina, tornaram-se onipresentes nas paradas de sucesso, sendo as mais populares "Ovelha Negra", "Mania de Você", "Lança Perfume", "Agora Só Falta Você", "Baila Comigo", "Banho de Espuma", "Desculpe o Auê", "Erva Venenosa", "Amor e Sexo", "Reza", "Menino Bonito", "Flagra" e "Doce Vampiro", dentre outras. O álbum Fruto Proibido (1975), lançado com a banda Tutti Frutti, é comumente visto como um marco fundamental na história do rock brasileiro, considerado por alguns como sua obra-prima.
Em 1976, começou um relacionamento amoroso com o guitarrista Roberto de Carvalho, que desde então tem sido o parceiro da maioria de suas canções. Tiveram três filhos, entre eles Beto Lee, também guitarrista, que acompanhava os pais nos shows. Rita era vegana e defensora dos direitos dos animais. Com uma carreira que alcançou os 60 anos, a artista passou da inovação e do gueto musical dos anos 1960 e 1970 para as baladas românticas de muito sucesso nos anos 1980 e uma revolução musical, tendo apresentado-se com inúmeros artistas que variam de Elis Regina e João Gilberto à banda Titãs. Em outubro de 2008, a revista Rolling Stone promoveu a lista dos cem maiores artistas da música brasileira, onde Rita ocupa o 15° lugar.
Anuncie Aqui,Anunciar Faz Bem !
RÁDIO TUDO BAHIA FM & RÁDIO MIX BAHIA FM 89,9
SEJA VOCÊ TAMBÉM NOSSO PARCEIRO...
Tudo Bahia Entretenimento,Publicidade & Eventos
A nossa missão é informar e entreter ,dar a todos uma voz e revelar o seu talento para o mundo.
Contatos para shows telefone/Whatsapp (71)99924-6382 ou (71)98438-6822
tudobahiaproducoes@gmail.com
Canal youtube: @radiotudobahiafm9440/videos
A PREFERIDA DA REGIÃO !