Dormir pelado possui diversos benefícios, como melhorar a qualidade do sono, estimular a queima de calorias, prevenir o ganho de peso, evitar a candidíase feminina, aumentar a fertilidade masculina e até melhorar o contato íntimo do casal.
Isto porque dormir pelado ajuda na manutenção da saúde, a repôr os níveis de energia, regular várias funções corporais e a produção de hormônios, assim como eliminar toxinas ou reduzir inflamações. Veja todos os benefícios e quantas horas deve dormir.
Para obter todos os benefícios de dormir pelado, pode-se iniciar dormindo só de camiseta ou roupa íntima, para se acostumar com as alterações de temperatura do corpo, até se sentir suficientemente confortável, para dormir nu. Além disso, é importante ter roupas de cama confortáveis e cobertores suficientes, caso necessário.
Principais benefícios
Os principais benefícios de dormir pelado são:
1. Melhorar a qualidade do sono
Para dormir e descansar bem, o corpo precisa reduzir a temperatura nuclear em cerca de meio grau e mantê-la durante toda a noite. Dormir sem roupa facilita essa função corporal e, desta forma, é possível ficar mais tempo dormindo em fases mais profundas do sono, tornando-o mais reparador.
Esta atitude é ideal especialmente em períodos de mais calor, que também ajuda a pessoa a manter-se fresca, além de ajudar a adormecer mais rápido.
2. Estimular a queima de calorias
Dormir sem roupa, num ambiente com uma temperatura mais baixa, ativa a gordura castanha, que é um tipo bom de gordura que ajuda o corpo a aumentar a sua temperatura. Quando esse tipo de gordura está ativa, a queima de calorias aumenta durante o dia.
Embora esta queima de gordura não seja o suficiente para emagrecer, é um aumento na queima de calorias que pode ajudar quem está fazendo dieta.
3. Prevenir o ganho de peso
Dormir pelado ajuda a adormecer mais rápido e a melhorar a qualidade do sono, o que pode ajudar a prevenir o ganho de peso.
Isto porque alguns estudos mostraram dormir não dormir o suficiente pode afetar a produção de hormônios, levando a uma redução do hormônio leptina e aumento do hormônio grelina, que estão relacionados com o controle do apetite, saciedade e fome.
Desta forma, dormir pelado pode ajudar a prevenir o ganho de peso, por favorecer uma melhor qualidade do sono e um melhor controle hormonal.
4. Combater a diabetes
Quando a gordura marrom está ativa, além de queimar calorias, o corpo também se torna mais sensível à insulina, que é a substância que ajuda a utilizar o açúcar, evitando que se acumule no organismo. Assim, como o ambiente em que se dorme é mais fresco, fica mais fácil regular os níveis de açúcar no sangue, prevenindo o surgimento de diabetes.
5. Reduzir a pressão arterial
De acordo com vários estudos, estar deitado nu junto de outra pessoa íntima ajuda o organismo a produzir mais hormônio ocitocina, devido ao contato pele-a-pele.
Este hormônio é capaz de manter a pressão arterial bem regulada e, além de ter um efeito protetor do coração, ainda fortalece o sistema imune e combate a ansiedade.
6. Evitar a candidíase
Dormir pelado ajuda a evitar o surgimento ou o agravamento da candidíase, especialmente em mulheres, pois a região íntima fica menos abafada, mais ventilada e menos úmida, dificultando a multiplicação do fungo causador da candidíase, a Candida albicans, que necessita de ambiente úmido e quente para proliferar. Veja outras formas de evitar a candidíase.
7. Prevenir infecções da pele
Quando se dorme pelado a pele consegue respirar melhor e, por isso, é mais fácil evitar que algumas regiões da pele permanecem úmidas por muito tempo, como entre os dedos ou a virilha, por exemplo.
Assim, sem umidade, é possível evitar o desenvolvimento excessivo de fungos, que causam problemas como o pé de atleta ou micose na virilha, por exemplo.
8. Aumentar a fertilidade masculina
Alguns estudos sugerem que dormir pelado pode aumentar a fertilidade masculina, pois dormir com roupas apertadas aumenta a temperatura dos testículos, o que pode levar a uma redução da quantidade de esperma.
Desta forma, ao dormir pelado, os testículos ficam em uma temperatura mais baixa, podendo aumentar a produção de esperma e a fertilidade masculina.
9. Melhorar a vida sexual do casal
Dormir pelado com o parceiro pode contribuir para o aumento do desejo para ter o contato íntimo com mais frequência, o que também ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, e a melhorar a relação do casal.
Além disso, o contato pele a pele com o parceiro estimula a produção de ocitocina pelo corpo, que ajuda melhorar a libido e o desempenho sexual, a sensação de prazer, melhorar as relações íntimas e o afeto, além de intensificar a ereção e favorecer a ejaculação em homens.
10. Reduzir o estresse e a ansiedade
O estresse e a ansiedade são causas comuns de insônia e da má qualidade do sono, podendo afetar negativamente a qualidade de vida.
Desta forma, dormir pelado pode ajudar a melhorar a qualidade do sono, regular os níveis do hormônio cortisol que está relacionado com o estresse, e, assim, ajudar a reduzir estresse e a ansiedade.