A candidata a prefeita de Candeias, Marivalda da Silva a vice Tonha Magalhães (Avante), receberam o governador Jerônimo Rodrigues e agradeceram a inauguração, nesta segunda-feira, da nova sede do Colégio da Polícia Militar (CPM) de Tempo Integral - Francisco Pedro de Oliveira, no bairro de Pitanga.
No encontro, que ocorreu antes do evento oficial, Marivalda revelou que estava muito feliz e que a inauguração da escola era mais um sonho realizado do povo de Candeias. “Obrigada governador por essa escola de Primeiro Mundo, que ganhamos de presente. Candeias agradece por investir na educação na Bahia e em nossa cidade. Com o alinhamento do governo federal, do governo estadual e com a gente na prefeitura, vamos poder fazer muito mais por Candeias. Bote fé”, disse Marivalda.
A vice Tonha disse que essa é uma demonstração do cuidado e atenção que o governador Jerônimo tem com o povo de Candeias. “Só temos a agradecer por esta bela escola”, afirmou Tonha. Durante o evento, foi entregue também um ônibus escolar rural ao município de Candeias.
Do total investido no colégio de Candeias, cerca de R$ 17 milhões foram destinados à construção de 12 salas de aula, biblioteca, quatro laboratórios (de matemática e física; biologia e química, e linguagens e informática), duas salas multifuncionais – uma delas para aulas de dança –, um teatro com capacidade para 200 pessoas, restaurante estudantil, campo de futebol society, piscina semiolímpica e vestiários.
PARCERIA
Com o auditório completamente lotado por estudantes, professores, diretores de escolas, políticos e lideranças locais, o governador falou da importância da nova unidade. “Esta é uma escola de alto padrão e vem para melhorar o ensino médio aqui em Candeias. O CPM Francisco Pedro Oliveira é uma escola à altura da cidade e que orgulha a todos nós, trazendo mais qualidade para o ensino público no nosso Estado”, disse.
Segundo o governador, uma escola desse porte ocupa um terreno de cerca de um hectare, o correspondente a um campo de futebol. “Fica mais fácil a sua construção quando se encontra um prefeito amigo, mas tem lugares que a gente tem dificuldades em fazer essa parceria. A gente teve dificuldade com a prefeitura municipal”, lembrou.
Jerônimo revelou ainda que é preciso ter uma parceria forte com o prefeito para ele chegar e dizer: “Governador, eu quero uma escola como esta em minha cidade. Qual o prefeito que não quer? Essa é a importância de estar em um governo aliado”, disse.
EMPREGO E RENDA
De acordo com o presidente da Conder, José Trindade, uma escola nos mesmos moldes do CPM é uma geradora de emprego e renda para a cidade. Segundo ele, no pico da sua construção a escola chegou a gerar 13 mil vagas de trabalho diretas e indiretas. “Uma escola dessas gera cerca de R$ 1,2 milhão em impostos, que vão direto para os cofres do município”, afirmou.
A secretária da Educação, Rowenna Brito enfatizou que as novas estruturas físicas já têm apresentado resultados positivos na rede estadual, com a redução da evasão escolar e a melhora do desempenho dos estudantes. “Estamos crescendo pelo terceiro ciclo consecutivo no Ideb, com diminuição da evasão, aumento da permanência desses jovens e adolescentes nas escolas. E a gente sabe que uma boa infraestrutura física tem alto impacto na aprendizagem”, avaliou.
Pelo interior
Na inauguração da nova sede do CPM, o governador assinou ainda a licitação para a construção de 11 novas Escolas de Tempo Integral e para a ampliação e modernização de 30 unidades escolares, beneficiando 18 municípios da Bahia. A assinatura do protocolo faz parte da 2ª Etapa Interior do “Projeto Construir para Educar”.