Encontro reuniu quinhentas pessoas e aconteceu no comitê da coligação ‘Candeias Pode Muito Mais’
Com a presença da primeira-dama da Bahia, Tatiana Velloso, o evento “Mulheres Unidas por Candeias” contou com quinhentas pessoas e reuniu a candidata a prefeita Marivalda da Silva (PT), sua vice Tonha Magalhães (Avante) e todas as candidatas mulhereses da coligação ‘Candeias Pode Muito Mais’, na noite desta quarta-feira (18), no comitê de campanha da chapa do grupo, na Praça Gualberto Dantas.
O propósito do evento foi mostrar a importância da luta das mulheres na sociedade. “Eu jamais poderia me furtar de estar neste espaço. Este é o projeto do 13, de cuidar das pessoas. O amor vence o ódio e precisamos vencer o ódio contra as mulheres”, afirmou a primeira-dama Tatiana Velloso, que é engenheira agrônoma e professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
Para a esposa do governador Jerônimo Rodrigues (PT), Candeias está muito perto de tomar uma decisão muito importante, no dia 6 de outubro, data da eleição. “Candeias tem uma grande oportunidade de fazer um alinhamento com os governos Federal e Estadual. Aqui não existe o ‘tanto faz’”, conclui Tatiana.
Em 2022, a estratégia da campanha do adversário de Jerônimo, ACM Neto (União Brasil), foi não apoiar nenhum candidato à Presidência da República, o que fez o PT criar a sátira de que seu adversário era do time do "tanto faz". A alegação do ex-prefeito de Salvador de que não se importava com o voto do seu eleitor na eleição presidencial mostrou-se contraditória, já que Bolsonaro (PL) ensaiou apoiá-lo no segundo turno.
Candidata a prefeita pelo PT, que é o mesmo partido do presidente Lula e do governador Jerônimo, Marivalda da Silva agradeceu a presença de Tatiana Velloso. “A energia para o dia 6 de outubro aumenta ainda mais com sua presença”, afirmou.
Marivalda aproveitou a oportunidade para destacar a diferença da sua candidatura em relação à candidatura do seu adversário, Eriton Ramos (PP), que nunca exerceu um cargo eletivo, mas é apoiado pelo atual prefeito, Pitágoras Ibiapina (PP). “Se Candeias precisa tanto de praças, quadras e outras coisas, por que só está sendo feito agora? Obras feitas a toque de caixa, malfeitas, por medo deles de perderem a eleição”, disse. Na última semana, um coreto desabou no Distrito de Menino de Jesus e um trator invadiu uma casa no bairro de Sarandí. Em ambos os episódios pessoas ficaram feridas.
“Nós, mulheres de Candeias, estamos unidas e não vamos entregar a cidade para quem está aí. A oportunidade de agora não é liquidação: vocês vão votar no treze e levar duas prefeitas e uma primeira-dama juntas”, concluiu.
Ex-prefeita, Tonha Magalhães destacou que sua entrada na chapa, como vice, foi um pedido do governador Jerônimo. “Ele me disse para ganhar essa eleição junto com Marivalda. Eu pedi para ele um grande hospital para Candeias, com tudo o que o povo precisa. Ele me disse ‘pedido concedido’”, conta Tonha.
A candidata a vice-prefeita na chapa falou sobre as calúnias que ela e Marivalda têm sofrido, como a de que uma gestão das duas poderia dar fim à unidades de saúde, e destacou que a dupla é forte o suficiente para vencer essas adversidades tão presentes na política, sobretudo quando o alvo de ataques são mulheres.
“Há algum tempo não podíamos nem votar, imagine ser votada. Não vamos aceitar violência, nem mentiras nem coisas parecidas como a que aconteceu com a ex-esposa do irmão do atual prefeito”, afirmou Tonha.
Carlinhos, o irmão de Pitágoras, invadiu o consultório odontológico da ex-mulher, Raquel Lordelo, com arma em punho, e destruiu parte do local, no início do mês. O ato de violência, que foi registrado em vídeo, causou a exoneração de Carlinhos do cargo de secretário Municipal do Meio Ambiente. As informações são de que o prefeito sabia do comportamento de Carlinhos, mas não tomou qualquer atitude até o caso se tornar público.
Além de Tatiana Velloso, Marivalda e Tonha, discursaram no evento as candidatas mulheres ao cargo de vereadora da coligação ‘Candeias Pode Muito Mais’: Amiga Jú, Betânia, Clara Nova, Dade da Saúde, Doutora Rose, Luana do Brasil, Mamãe Janda, Marcia Gomes, Maria Júlia Guerreira, Maria Lúcia Missionária, Marlene do SAC, Miny, Nivia Nascimento, Professora Bruna Gome, Professora Lenize, Tânia Batista, Vada de Menino Jesus.
Duas delas, Amiga Jú (Avante) e Tânia Batista (PV), são vereadores e tentam a reeleição. “Agora é a nossa vez de ganhar”, disse Amiga Jú, que assim como Tonha, já foi prefeita da cidade. “Que sejamos multiplicadoras. Quando a gente quer, a gente sabe fazer”, afirmou Tânia Batista.
Entre as mulheres que assistiram o evento, foi unânime a opinião de que a presença da primeira-dama foi fundamental para trazer uma mensagem de força para as mulheres. “Duas mulheres estão representando as mulheres nestas eleições. A força da primeira-dama em nossa cidade é muito importante”, conta Ednalva dos Santos. “Ela falou sobre a importância que tem a mulher. Foi muito bom tê-la aqui, esse momento será inesquecível", relata Mena Farias.
Caminhada no mesmo dia
Horas antes do evento com a primeira-dama, Marivalda participou de caminhada na Fazenda do Mamão. Como de costume, a candidata ao cargo de prefeita conversou com pessoas do local e levou consigo sua militância para distribuir panfletos e adesivos, além de conversas sobre as propostas da coligação ‘Candeias Pode Muito Mais’ (PT, PSD, PSB, PC do B, PV, PMN, Agir, Avante e Republicanos, além do apoio do MDB e do Rede).
RÁDIO TUDO BAHIA FM NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2024#