A coceira no pênis é um sintoma que acontece quando surge uma inflamação da cabeça do pênis, cientificamente chamada de balanite.
Essa inflamação, na maioria dos casos, é provocada por uma alergia no pênis, falta de higiene ou por umidade constante na região íntima. No entanto, também pode ser sinal de problemas mais graves como infecções por fungos, problemas de pele ou doenças sexualmente transmissíveis, por exemplo.
Assim, quando a coceira dura mais de 1 semana ou não melhora com a correta higiene da região íntima, é importante consultar um urologista para identificar o problema e iniciar o tratamento adequado.
O que pode ser a sua coceira no pênis
Para saber o que pode estar causando a sua coceira no pênis, por favor responda as questões a seguir:
Esta ferramenta deve ser usada apenas para identificar a possível causa de coceira no pênis. Por isso, não deve substituir a consulta com o médico, que é o responsável por confirmar o diagnóstico e recomendar o tratamento adequado.
Principais causas
Algumas das principais causas de coceira no pênis incluem:
1. Alergia
A alergia é uma das causas mais comuns e menos graves de coceira no pênis, que pode surgir pelo contato direto com alguns tipos de sabão, preservativo ou até com alguma peça de roupa, especialmente se for feita de tecido sintético ao invés de algodão, provocando o aparecimento de bolinhas na glande que coçam e tem cor rosada.
Como tratar: é importante tentar identificar o que está causando a alergia para evitar o contato com essa substância. Assim, é importante tentar utilizar sempre cueca de algodão e usar sabonetes próprios para a região íntima. Além disso, se existir suspeita de alergia ao látex, deve-se evitar o uso de camisinhas com esse material.