
Os estudantes do 7º ano do Colégio Municipal Professor Dasio, em Candeias, participaram na manhã desta sexta-feira (23), de uma palestra que marcou a programação do Maio Laranja, campanha nacional de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
A iniciativa foi promovida pela Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza, em parceria com Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Conselho Tutelar da cidade.
No início da atividade, os alunos assistiram o filme “o silêncio de Lara”, que retrata a narrativa de uma jovem que foi abusada pelo padastro desde a infância mas após alguns anos pediu ajuda através do disk 100 (canal de denúncias contra a exploração infantil).
Engajados com o tema, os alunos puderam interagir com os técnicos da gestão e refletiram sobre o assunto: “entendi que muitas vezes os abusadores são pessoas próximas da gente e devemos identificar e pedir ajuda”, disse a estudante Rebeca.
Pensamento semelhante do colega Miquéias: “no filme ela sofreu no início mas ela tomou as devidas providências que foi chamar a polícia”, relatou.
O psicólogo Vladimir Nascimento ressaltou que as crianças e adolescentes precisam sempre se nutri de informações sobre esse tema pois vai identificar os sinais dos agressores.
“Os abusos começam com carícias, toques e depois evoluem para intimidação e implantação de culpa das vítimas. Eles (agressores), invertem os papéis para que a criança e/ou adolescente se culpem por aquele ato”, explicou.
Os alunos receberam da equipe do social pipoca, suco e folders sobre o tema, como forma de abrilhantar a discussão sobre o assunto.
“Estamos fazendo esse trabalho no mês de maio mas a prevenção das crianças e adolescentes é o ano todo. Qualquer sinais desses peçam ajuda que iremos atuar com agilidade e descrição”, garantiu a assistente social Lígia Cruz.
A ação já ocorreu em outras escolas do município ao longo do mês comemorativo.
Aqui a gente fica bem informado e se diverte juntos!