Voz emblemática de David Lynch morre em Los Angeles
Rebekah Del Rio, a cantora que protagonizou a inesquecível cena do Clube Silencio em “Cidade dos Sonhos”, morreu aos 57 anos em sua casa, em Los Angeles, em 23 de junho. A informação foi confirmada pelo escritório do legista da cidade. A causa da morte não foi divulgada.
Nascida em 10 de julho de 1967, em Chula Vista, Califórnia, Del Rio iniciou a carreira na cena musical de San Diego antes de se mudar para Los Angeles em 1989. Sua trajetória mudou ao ser apresentada ao cineasta David Lynch pelo agente Brian Loucks. O encontro levou à participação no momento mais marcante do filme, no qual sua voz acompanha a derrocada emocional das personagens de Naomi Watts e Laura Harring. Durante a performance de “Llorando”, versão em espanhol da clássica “Crying”, de Roy Orbison, a cantora aparece sob holofote e canta a plenos pulmões, sem acompanhamento musical. A entrega é tão grande que leva as protagonistas às lágrimas, mas também faz a cantora desmaiar, momento em que se revela que a voz era uma gravação e ela estava dublando a cena.
Apesar do que se viu na tela, Rebekah estava realmente cantando em cada tomada. “Houve muitos takes. E em todos eu cantei junto porque queria produzir o mesmo sentimento com o vibrato na garganta, para que o público visse”, contou ao IndieWire em 2022. “Eu também queria que as meninas lindas da plateia, Laura Harring e Naomi Watts, sentissem isso ao vivo. David usa microfones abertos durante as filmagens, ele está sempre ouvindo.”
Colaborações com Lynch e presença marcante no cinema
A cena projetou Del Rio para além da música, com sua voz ecoando em outras produções como “Southland Tales: O Fim do Mundo”, “Sin City” e “Chamas da Vingança”. No entanto, a ligação artística mais forte permaneceu com Lynch: ela voltou ao universo do diretor em “Twin Peaks: O Retorno”, cantando ao lado de Moby no bar Roadhouse. A artista também participou de eventos recentes ligados a “Cidade dos Sonhos”, incluindo uma sessão beneficente do filme.
Vida pessoal e legado
A trajetória de Rebekah Del Rio foi marcada por perdas profundas, especialmente a morte do filho, Phillip C. DeMars, em 2009, aos 23 anos, vítima de câncer. A cantora transformou o luto em arte: “Minha voz combina com essa tristeza porque carrego muita dor dentro de mim”, disse ao The Guardian em 2022. Sua última aparição pública foi registrada pouco antes da morte, em evento dedicado a “Cidade dos Sonhos”. Poucos detalhes sobre sua despedida foram revelados, numa discreta homenagem à artista cuja carreira sempre flertou com o mistério e o silêncio.