O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (RJ), protocolou petição ao ministro Alexandre de Moraes, relator da Ação Penal nº 2668 no Supremo Tribunal Federal, e denunciou a tentativa coordenada de obstrução da justiça, com dimensão internacional e participação direta de autoridades brasileiras. O parlamentar também pediu para o STF investigar a atuação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, em possível facilitação da fuga de Jair Bolsonaro para os Estados Unidos.
O presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou tarifas de 50% contra as exportações brasileiras e apresentou como uma de suas justificativas o processo envolvendo Bolsonaro, réu no inquérito da trama golpista conduzido pelo STF.
Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, o governador Tarcísio de Freitas teria ligado diretamente a ministros do STF para pedir autorização de viagem internacional a Jair Bolsonaro — justamente para que o réu se encontrasse com Trump. A petição alerta que Tarcísio não apenas expressou a chantagem, como parece ter aceitado integrá-la conscientemente, atuando para facilitar a evasão do réu e sabotar a jurisdição penal do STF.
A petição requer a apuração da conduta do governador por possível obstrução de justiça, abuso de autoridade e colaboração com organização criminosa transnacional, e reforça o pedido de monitoramento eletrônico de Bolsonaro, já protocolado na PGR desde 5 de junho sob o nº 00202654/2025 — e até hoje sem qualquer despacho.
AQUI A GENTE FICA BEM INFORMADO E SE DIVERTE JUNTOS!
(msn)