Eric Dane, conhecido por papéis marcantes em Grey’s Anatomy e Euphoria, morreu aos 53 anos. A CNN confirmou a informação após comunicado oficial do assessor de imprensa do ator. Desde 2025, ele enfrentava a esclerose lateral amiotrófica (ELA), doença neurológica degenerativa que ainda não possui cura.
A família divulgou uma nota emocionante para informar a despedida. “Com o coração pesado, compartilhamos que Eric Dane faleceu na tarde de quinta-feira, após uma corajosa batalha contra a ELA. Dane passou seus últimos dias cercado por queridos amigos, sua dedicada esposa e suas duas lindas filhas, Billie e Georgia, que eram o centro de seu mundo”, diz o texto.
Luta pública e defesa da conscientização
Além da carreira consolidada na televisão, Dane assumiu postura ativa após tornar público o diagnóstico. Ele passou a defender campanhas de conscientização e incentivo à pesquisa sobre a ELA.
No comunicado, a família logo reforçou esse compromisso: “Ao longo de sua trajetória com a ELA, Eric tornou-se um defensor apaixonado da conscientização e da pesquisa, determinado a fazer a diferença para outros que enfrentam a mesma luta. Ele fará muita falta e será sempre lembrado com carinho. Eric adorava seus fãs e é eternamente grato pelo amor e apoio que recebeu. A família pediu privacidade enquanto navegam por esse tempo impossível”.
O que é a ELA
A esclerose lateral amiotrófica atinge os neurônios motores, responsáveis pelos movimentos voluntários do corpo, como por exemplo andar, falar, mastigar, respirar e escrever. Com a progressão da doença, essas funções ficam comprometidas.
Eric Dane construiu uma trajetória sólida na televisão e assim conquistou uma base fiel de fãs ao longo dos anos, especialmente por personagens intensos e carismáticos.
Os sintomas iniciais da ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica) são sutis e variam, mas geralmente incluem fraqueza muscular progressiva (nas mãos, pernas, pés ou garganta), dificuldade de coordenação, cãibras, perda de peso, fadiga, fasciculações (contrações musculares), fala arrastada, rigidez muscular (espasticidade) e dificuldade para engolir ou respirar, podendo começar em uma única região do corpo e progredir lentamente, exigindo avaliação neurológica para diagnóstico.
A ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica) ocorre pela degeneração dos neurônios motores, que param de enviar sinais aos músculos, causando fraqueza e paralisia, mas as causas exatas são desconhecidas na maioria dos casos, embora fatores genéticos (10% dos casos), ambientais (tabagismo, exposição a tóxicos) e o desequilíbrio de proteínas e do neurotransmissor glutamato sejam apontados como possíveis gatilhos, resultando em perda progressiva do controle motor.
Não há uma forma de prevenir a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) com certeza, pois as causas não são totalmente conhecidas, mas manter um estilo de vida saudável (dieta equilibrada, exercícios moderados, não fumar) e reduzir exposição a toxinas (pesticidas, chumbo) pode diminuir riscos, e o acompanhamento médico é crucial para diagnóstico precoce em casos com histórico familiar, o que permite iniciar tratamento para gerenciar sintomas e melhorar qualidade de vida.
OUÇA NOSSA RÁDIO TUDO BAHIA FM:

▶️Baixe o aplicativo RÁDIO TUDO BAHIA FM e ouça nossa programação em qualquer lugar.
Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.radiosapp5.rdiotudobahiafm
Site: https://radiotudobahiafm.com/⏸️
▶️ Eu estou ouvindo Rádio Tudo Bahia FM pelo RadiosNet. #OuvirRadio https://l.radios.com.br/r/185198⏸️




RADIO TUDO BAHIA FM E TUDO BAHIA ENTRETENIMENTO /PUBLICIDADE & EVENTOS
Um jeito inovador com uma linguagem de fácil entendimento para levar a informação e o entretenimento até você. Acesse e ou sintonize onde você estiver,qualquer lugar , cidade, estado e ou país e divirta-se !!!
Acesse nosso site radiotudobahiafm.com
Contatos whatsapp (71)999246382 ou (71)99698-5698/ Instagram@radio_tudobahia /ofuxico
AQUI A GENTE FICA BEM INFORMADO E SE DIVERTE JUNTOS!

