Erva milenar é apontada pela ciência como uma verdadeira aliada da saúde do pâncreas e do sistema digestivo
Diversas ervas aromáticas são reconhecidas por suas importantes propriedades na prevenção de doenças e como aliadas na promoção de saúde e bem-estar.
E uma dessas plantas se destaca por suas propriedades notáveis e cientificamente comprovadas que vão muito além de um tempero para realçar sabores: o alecrim.
Esta erva milenar tem sido objeto de estudos que revelam seu potencial surpreendente na regeneração de células pancreáticas e na otimização da saúde digestiva.
Qual é a função do pâncreas no corpo humano?
Muita gente não sabe a real importância do pâncreas, mas essa glândula faz parte dos sistemas digestivo e endócrino.
Ela atua na produção de enzimas que ajudam a processar os alimentos e os nutrientes que eles fornecem, e também ajuda a controlar a quantidade de açúcar no sangue.
E por que ele está entre os órgãos vitais do corpo humano? Simplemente porque ele permite o funcionamento de outros órgãos, como o coração, o fígado e os rins.
Qualquer problema no desempenho de suas funções pode impactar o restante do corpo, causando um desequilíbrio.
O pâncreas é responsável pela síntese de insulina e glucagon, e produz enzimas que decompõem os alimentos.
Como o alecrim fortalecer a saúde do pâncreas
O alecrim é recomendado por médicos para manter o pâncreas saudável através de hábitos alimentares saudáveis.
Pesquisadores da Universidade Brock, no Canadá, descobriram que seus componentes ajudam na prevenção de doenças pancreáticas, sendo fonte de antioxidantes que inibem o desenvolvimento de câncer de pâncreas.
O alecrim estimula a produção de bile, facilitando a digestão de gorduras e aliviando dores de estômago e desconfortos intestinais devido a suas propriedades anti-inflamatórias.
Essa erva ainda é utilizada há séculos como antiespasmódico, analgésico leve e para tratar condições como:
- Neuralgia;
- Enxaqueca;
- Insônia;
- Distúrbios emocionais;
- Depressão.
Esses efeitos são graças ao ácido carnósico, ácido rosmarínico e óleo essencial presentes em sua composição.
Como obter os benefícios do alecrim
A forma mais eficaz de aproveitar os benefícios do alecrim é por meio de uma infusão, especialmente após as refeições, já que o chá ajuda na digestão.
Outra opção é o uso de cápsulas ou óleos essenciais disponíveis em lojas de produtos naturais. Apesar de ser muito usado na culinária, os benefícios do alecrim para a saúde ainda são subestimados.
No entanto, antes de incluir a erva na rotina ou fazer qualquer mudança na dieta, é recomendado consultar um especialista para avaliar se ela é adequada para o seu organismo.